domingo, 7 de fevereiro de 2016

Tempo, tempo, tempo...

“Pôxa, tou com saudades de você, mas ando sem tempo, está tudo muito corrido...”.
“Desculpe o meu sumiço, é que ando numa correria, sem tempo...” “Pôxa, nunca mais a gente se viu, tou com saudades de você, mas ando sem tempo, está tudo muito corrido...”. "Estou aumentando de peso mas estou sem tempo de fazer atividade e comer adequadamente..." O “sem tempo” anda tão presente no dia a dia das pessoas que está numa disputa acirrada com o “sem dinheiro” (Não descartando uma grande possibilidade em alguns seres humanos que as duas coisas estejam intensamente relacionadas!). Penso que a questão do tempo está super-relacionada com a questão das prioridades, ou seja, definitivamente tempo é uma questão de prioridade. Quer ver: Conheci uma pessoa que só vivia sem tempo, sem tempo de fazer atividade física, sem tempo para se alimenta bem, sem tempo de fazer algo prazeroso... O trabalho, as inúmeras responsabilidades entre outras coisas “tomavam” seu tempo... De repente, num fatídico dia, ele teve um infarto... Sobreviveu a ele (Maravilha!), e nos tempos seguintes teve tempo para fazer atividade física, se alimentar corretamente e saudavelmente... E tempo para trabalhar! E tempo para ter responsabilidades! E tempo para outras coisas! Um exemplo extremo e talvez exagerado, mas penso que bem oportuno para ilustrar a relação tempo vs prioridade.
Uma pergunta que não quer calar: Em que “banco” ele conseguiu tempo? Ele fez um “empréstimo” para continuar a viver um pouco mais? Como num “passe de mágica” ele “encontrou” tempo para várias coisas que ele não fazia alegando falta de tempo... Parece claro que dentro do leque de prioridades dele o de cuidar da saúde não era uma delas. Para mim isso indica que (Em qualquer situação! Qualquer mesmo! Seja ela simples ou complexa) quando se diz que não tem tempo automaticamente vem a minha mente: isso não é prioridade!
Outro episódio me vem à mente agora: uma pessoa me diz não ter tempo para fazer aula de dança, minha semana é cheia, não sobra tempo! Mas passa mais de uma hora por dia em redes sociais... Compartilhando... Compartilhando... Não podemos negar, exercita pelo menos os dedos! Brincadeiras à parte... Percebi então que a aula de dança não é prioridade na vida dela, redes sociais, sim!

Cronos, tempo linear, inflexível.
Entendam que minha pretensão aqui não é julgar ninguém, é conduzir a uma reflexão no que se refere ás nossas prioridades, se elas são mesmo benéficas, se for benéfico para alguém gastar seu tempo em redes sociais está tudo bem! Cada um tem seus desejos, seus quereres!

Digo isso por que percebo que pouco ou nenhum momento pensamos nas nossas prioridades. Paramos para pensar nessa questão de está “gastando” o nosso tempo em coisas que nos faz bem ou não?

Percebo que algumas pessoas conseguem, sim sim, conseguem! Penso que nem todas as pessoas do mundo são tolas pra gastar seu tempo em algo que não faça bem!

Mas por outro lado compreendo que o fator sobrevivência e seus inúmeros chamados nos induz a prática do “sem tempo pra nada”. Tempo, especiaria preciosa nos nossos tempos atuais. Se alguém inventar um “Banco de Tempo”, putz! Vai ficar tão rico, tão rico que não terá tempo suficiente para contar seu dinheiro!

Kairós, momento
oportuno,certo e supremo
Trocadilhos à parte, não podemos deixar de lado uma face do tempo que é simplesmente e magnificamente linda e preciosa: aquele tempo atemporal! Sim, ele existe! Um tempo em que relógios não marcam, que horas não existem... Sabe aquele tempo em que você está em companhia de alguém no qual tem uma estima muito grande? Que você encontra com essa pessoa ás 20h e chega em casa ás quase 22h e parece que esteve com ela em um espaço de tempo sem tempo? Parece loucura, mas isso acontece! O simbolismo da mitologia grega nos traz uma figura que representa essa modalidade de tempo, se chama Kairós, que nos mostra que há um tempo, um momento oportuno, certo e supremo, em que existe um espaço/tempo dentro de uma realidade atemporal. Onde esse espaço não se pode ser contado por horas, minutos e segundos... Esse “tempo” é aquele em que ao fazermos algo realmente bom, prazeroso, que realmente gostamos muito, simplesmente passa sem ter noção de contagem, de números... É aquele momento em que realmente somos o que somos, fazemos o que gostamos, expressamos o que desejamos... Penso que esse “portal”  nos encaminha para o que verdadeiramente somos, pois o que rege esse momento são os nossos quereres, nossos desejos...

Mas infelizmente caindo na realidade do dia a dia vivemos entre o tempo de kairós e o de Cronos. Entre o tempo linear e inflexível das horas, dos dias, dos anos, dos minutos, etc. e o tempo subjetivo, o momento oportuno, o momento supremo, o momento certo, atemporal, incontável, etc.

Hoje está sendo um dia (tempo linear, inflexível... Cronos!) bastante oportuno (tempo subjetivo, flexível, atemporal, incontável... Kairós!), pois é meu aniversário e há dias venho tentando escrever esse texto sobre o tempo... e não é que vivi o tempo de Kairós! Pois não percebi o tempo/cronos passar enquanto debruçada no teclado do meu notebook escrevendo sobre o tempo e sua relação com nossas prioridades. E por falar em prioridade, escrever se tornou a prioridade hoje, agora... Enquanto isso meu pai me chama para comer...


Ah, o tempo! Hoje não vou apagar velas, vou acendê-las! Não a quantidades de anos que completo hoje, vou acender algumas apenas para me lembrar de que ainda tenho tempo para viver... Penso que quando apagamos velas, simbolicamente estamos apagando os anos já vividos, que nossas experiências vivenciadas devem ser apagadas, que as luzes da vida que passou devem ser apagadas...


É, o Kairós me pegou mesmo hoje!

Clarice, a Lispector disse: “o instante já, já não é mais...” isso nos faz perceber que o momento do agora é indiscutivelmente passageiro... O que nos resta? Cuidar desse nosso tempo, cuidar para não cairmos na tolice de não ter tempo para o que é bom pra gente, eu proponho uma construção de mais tempos atemporais! Desejo mais Kairós em suas vidas! Renovem-se! Recriem-se! Nutram-se! Vejam-se! Ouçam-se! Reencontrem-se!

Sendo assim, cuide do seu tempo... Inventem, reinventem, criem, construam o sentido das suas vidas!

E não esqueçam...

Façam bom uso das suas emoções!

Nenhum comentário:

Postar um comentário